Publicado em: quarta-feira, 22/05/2013

Rodrigo Santoro e Antonio Banderas estrelam filme sobre mineiros chilenos

Rodrigo Santoro e Antonio Banderas estrelam filme sobre mineiros chilenosOs atores Martin Sheen, Rodrigo Santoro e Antonio Bandeiras irão protagonizar nas telonas de cinema a história dos mineiros que passaram mais de dois meses presos em uma jazida, ao norte do Chile. O caso aconteceu em 2010, quando 33 mineiros passaram 69 dias no confinados no local.

O filme já tem nome e fará referência ao número de mineiros presos, “The 33”. O longa deve exibir a versão oficial da história, isso porque o roteiro está sendo elaborado com o apoio dos homens que se envolveram com o incidente. A proposta da diretora Patricia Riggen é dar início das gravações na segunda metade deste ano.

O roteiro foi criado por José Rivera e Mikko Alanne, conseguindo ainda garantir investimentos durante a realização do Festival de Cannes 2013. O ator Antonio Banderas deve viver Mario Sepúlveda, o segundo mineiro a ser resgatado do local, mas que por conta de seu carisma, acabou conhecido como Super Mario. Ele ainda emocionou muita gente que acompanhou o resgate.

Ao sair da mina, Mario entregou ao presidente do Chile, Sebastián Piñera, pedras que foram recolhidas na jazida, como um gesto de agradecimento pelas ações do governo. Rodrigo Santoro irá interpretar Florêncio, o primeiro mineiro a ser resgatado. Além do filme, também está sendo produzido um livro, pelo jornalista Hector Tobar, que irá contar a história oficial do incidente.