Publicado em: domingo, 27/10/2013

Robson Conceição vence italiano e é finalista do Mundial de Boxe do Cazaquistão

Robson Conceição vence italiano e é finalista do Mundial de Boxe do CazaquistãoNesta sexta-feira (25), o brasileiro Robson Conceição venceu o italiano Domenico Valentino na semifinal do Campeonato Mundial de Boxe, disputado na cidade de Almaty, no Cazaquistão, por decisão unânime dos árbitros, e assim, se garantiu na decisão da competição na categoria peso leve (até 60 quilos). O boxeador, que tinha garantido o bronze, agora voltará ao Brasil no mínimo com a medalha de prata.

No primeiro round, dois árbitros deram vitória de Robson por 10 a 9, enquanto o o juiz argentino entendeu que Domenico havia sido melhor e venceu por 10 a 9. Já no segundo assalto, a decisão dos árbitros foi unânime. Dessa forma, o lutador da Itália precisava derrubar o oponente para deixar o ringue como vencedor. Entretanto, o brasileiro venceu mais uma vez por unanimidade e ganhou por pontos.

O adversário de Robson na decisão dos pesos leves, será Lázaro Estrada, de Cuba, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado. O cubano, que subiu da categoria peso galo (até 56 quilos) para a peso leve, se garantiu na decisão ao vencer na semifinal o boxeador da casa, Berik Abdrakhamanov, por dois rounds a um.

Caso Robson Conceição vença o lutador cubano, o Brasil vai igualar seu melhor resultado em competições mundiais. Em 2011, o País conquistou a medalha de ouro com Everton Lopes e a de bronze com Esquiva Falcão, o qual foi eliminado nas oitavas de final neste ano.

Everton Lopes é eliminado na semifinal, mas ganha medalha de bronze

Já na categoria dos meio médios ligeiros, o brasileiro Everton Lopes foi derrotado pelo boxeador ‘da casa’, o cazaque Merey Akshalov, e ficou com a medalha de bronze. Apesar da vitória no primeiro assalto, por 29 a 28 (na soma), o baiano perdeu os dois rounds seguintes, por decisão dos árbitros, 30 a 27 e 29 a 28, respectivamente.