Publicado em: segunda-feira, 17/03/2014

Robô construído com Lego é o novo detentor do recorde de tempo na solução do cubo mágico

Robô construído com Lego é o novo detentor do recorde de tempo na solução do cubo mágicoUm robô construído com peças de Lego e um celular da Samsung havia marcado, em 2011, o recorde mundial de velocidade para resolver o cubo mágico. Essa marca, entretanto, foi quebrada, adivinhe por quem? Um robô de Lego e um celular Samsung. Chamada de Cubestormer 3, a máquina concluiu o quebra-cabeça em 3,253 segundos.

Já o antecessor, Cubestormer 2, fez um tempo 62% mais lento. O recorde humano, de 5,55 segundos, foi ultrapassado de longe. O cérebro do robô é um smartphone Samsung Galaxy S4 com o processador Exynos 5 Octa. A capacidade de resolver o cubo veio através de um aplicativo personalizado para Android, que realizou a análise da peça e dos movimentos a serem feitos.

O robô levou 18 meses para ser construído pelos engenheiros David Guilday e Mike Dobson, responsáveis pelo projeto, que foi realizado nas horas livres do trabalho. E a equipe já planeja construir o Cubestormer 4, para baixar ainda mais o tempo.

Impressora Braile

Um jovem americano de apenas 12 anos, de Santa Clara, desenvolveu uma impressora Braile com peças de Lego Mindstorms, e com funcionalidades aplicáveis à realidade. O garoto Shubham Banerjee investiu US$ 350 no projeto, que custou menos de 20% do que o valor de uma impressora Braile comum.

Foram usadas, além dos blocos de montar Lego Mindstorms, peças variadas como um rolo de papel de calculadoras. O aparelho possui braços robóticos capazes de mover os módulos de perfuração do papel, e tem a capacidade de criar uma carta completa em menos de 10 segundos.

O garoto espera que sua iniciativa incentive outras crianças a desenvolverem suas próprias impressoras Braile, que seriam uma boa solução para superar os altos preços do mercado, especialmente em países em desenvolvimento. Segundo o jovem gênio, as peças são simples, o que facilita também a manutenção do aparelho, e também deixa esta função bem mais barata do que a manutenção das impressoras tradicionais.