Publicado em: segunda-feira, 12/12/2011

Robert Noyce recebe homenagem

Robert Noyce
Robert Noyce, criador do microchip e cofundador da Intel, é homenageado pelo Google

Quem acessar o Google nesta segunda-feira (12), vai notar que a empresa publicou uma ilustração diferente no lugar da tradicional logomarca para homenagear o físico norte-americano, Robert Noyce. Conhecida como ‘doodle’, a imagem marca a data quando Noyce comemoraria seu 84º aniversário. O motivo que garantiu um doodle especial a Robert Noyce foi pela sua contribuição ao mundo da tecnologia, sendo que ele é considerado o ‘pai do microchip’.

Em 1953, Robert Noyce se casou pela primeira vez com Elizabeth Bottomley, mas o casal se divorciou em 1974. Do casamento resultaram quatro filhos: William B. Noyce, Pendred Noyce, Priscilla Noyce e Margaret Noyce. No mesmo ano do seu divórcio, o físico se casou novamente com Ann Schmeltz Bowers, que depois foi nomeada a primeira Diretora de Pessoal da Intel Corporation, empresa cofundada por Noyce. Além da empresa do próprio marido, Bowers também foi a primeira Vice-Presidente de Recursos Humanos da Apple.

A contribuição de Robert Noyce também foi considerável na comunidade onde vivia, pois foi chamado de “prefeito do Vale do Silício”. Essa é a região dos Estados Unidos onde estão concentradas as empresas do setor de tecnologia. Com o seu trabalho, Noyce ganhou a Medalha de Honra IEEE (1978), o Prêmio Cledo Brunetti IEEE (1978), a Medalha Nacional de Ciências (1979), a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação (1987), e o Prêmio Charles Stark Draper (1989).

Em 3 de junho de 1990, quando tinha 62 anos Noyce sofreu um ataque cardíaco dentro de casa. O físico chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.