Publicado em: quarta-feira, 23/05/2012

Robert Moog recebe homenagem

Robert Moog completaria hoje 78 anos

Robert Moog homenagem

O Google resolveu hoje homenagear Robert Moog. Moog foi um músico e engenheiro nascido nos Estados Unidos, e é considerado o inventor do sintetizador. Robert Moog fundou uma empresa, a Moog Music Inc, para fabricar sintetizadores que seriam utilizados por grandes artistas dos Estados Unidos.

Caso estivesse vivo, Robert Moog, estaria completando hoje 78 anos. A homenagem prestada pelo Google é um doodle, uma figura na página inicial do buscador, uma reprodução de como seriam os sintetizadores fabricados por Moog, mas com as luzes do seu painel formando a logo do site.

Mas o este doodle possui uma história diferente. Esta animação, criada por Ryan Germick e Joey Hurst, levou quatro meses para ficar totalmente pronta. Eles a desenvolveram em 20% do período em que podem trabalhar em projetos a parte de suas principais funções dentro da companhia. Germick é fã de Moog e chamou o colega Hurst para criar o doodle. Ele foi criado em um navegador e consiste em um sintetizador analógico semelhante aos que foram criados por Robert Moog.

Os internautas que acessaram a página do Google nesta quarta-feira poderão gravar as criações desenvolvidas no sintetizador do doodle, que traz quatro canais de áudio. Depois de fazer as gravações, os usuários poderão fazer uma cópia do link e encaminhar para seus amigos. Também é possível compartilhar o link na rede social Google+.

Ryan Germick e Joey Hurst já tinham trabalhado juntos em outro doodle do site de buscas. Nesta ocasião, a dupla criou um projeto de doodle que fazia uma homenagem a Les Paul. Assim como a animação de hoje em homenagem a Robert Moog, o doodle Les Paul também era interativo.

Sobre a invenção de Robert Moog

O primeiro sintetizador desenvolvido por Moog era monofônico, ou seja, não permitia que fossem criados acordes nele. Além disso, ele era analógico e precisava ser afinado com frequência. Este sintetizador foi criado junto com Herbert Deutsche e foi apresentado pela primeira vez em um congresso realizado no ano de 1964.

Com o passar dos anos, Robert Moog foi aperfeiçoando a sua criação. O Minimoog, por exemplo, foi o sintetizador mais vendido no mundo inteiro. Já o Moog Taurus era um sintetizador desenvolvido para ser tocado com os pés.

Doodles do Google

Os doodles são um jeito do Google de prestar uma homenagem a personagens e fatos que foram importantes para a história mundial. Diversos doodles já foram criados e disponibilizados na página inicial do buscador para lembrar datas importantes e pessoas que foram importantes por suas invenções ou descobertas.

O doodle que homenageia Robert Moog é interativo. Nele, os usuários podem testar o sintetizador disponível na página inicial do Google, fazer um som e ainda mostrar a sua criação para os seus amigos.