quarta-feira, abril 24, 2024
HomeMundoRobert Moog, criador do sintetizador eletrônico, é o homenageado de hoje

Robert Moog, criador do sintetizador eletrônico, é o homenageado de hoje

Robert Moog

Robert Moog recebe homenagem do Google com doodle animado

Nesta quarta feira (23) o homenageado do Google é o inventor e músico Robert Moog. Moog ficou mais conhecido como um dos criadores da música eletrônica, por ter sido o criador do aparelho sintetizador, que cria os efeitos eletrônicos nas músicas. Para comemorar a ocasião em que o inventor completaria 78 anos, o Google desenvolveu um doodle interativo, que possibilita aos usuários reproduzir as funções do aparelho, permitindo ainda que seja possível gravar os remixes e compartilhar da rede Google+.

O doodle sintetizador virtual vem com botões de mixagem, osciladores, filtros e envelopamento, além de um teclado que os usuários testem as funções do aparelho, que foi desenvolvido por Robert Moog em 64. Junto com Moog, assina a criação do sintetizador Herbert Deutsch, que também dividia-se entre as criações mecânicas e a música.

Vida de Robert Moog

Robert Moog era formado em Engenharia Elétrica, com pós graduação em engenharia física, tendo criado ainda duas fabricantes de instrumentos eletrônicos ao longo da vida. O currículo do inventor ainda contava com o serviço de consultoria para outra empresa do ramo.

Outras homenagens

A vida do inventor Robert Moog também virou filme, num documentário de 2004 que leva o seu nome, com direção de Hans Fjellestad. No blog oficial da companhia, o engenheiro de software, Joey Hurst, comentou que o inventor teria desencadeado um novo universo de sons, que classificou como obras de arte, que teriam definido uma geração de música, com canções clássicas como do Kraftwerk, Stevie Wonder, The Doors e Beatles.

“Quando as pessoas ouvem a palavra ‘sintetizador’ muitas vezes pensam ‘sintética’ – falsa, fabricada, artificial. Por outro lado, os sintetizadores Moog Bob produzem sons belos, orgânicos e ricos que são, quase 50 anos depois, considerados por muitos músicos profissionais como o epítome de um instrumento eletrônico”, postou.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias