Publicado em: sábado, 14/04/2012

Robert Doisneau recebe homenagem por centenário

Neste sábado (14), o fotógrafo francês Robert Doisneau estaria completando 100 anos. Para comemorar a data, o Google criou um doodle comemorativo ao centenário do pioneiro do fotojornalismo. Robert Doisneau tirava suas fotografias utilizando uma Leica nas ruas de Paris na década de 1930. Em 1984, ele foi designado Cavaleiro pela Ordem Nacional da Legião d’honneur.

Robert Doisneau era apaixonado pelas fotografias que demonstravam a vida social, e com isso fotografava as pessoas pelas ruas de Paris e nas redondezas. O fotógrafo também trabalhou para publicações de ilustres revistas da época, e é dele a famosa imagem “O Beijo do Hotel de Ville”, de 1950.

Doodle de Robert Doisneau

O doodle de hoje faz referências as fotografias deste profissional que fez história. Em preto e branco, o logotipo da Google deste sábado traz o nome do site de buscas dentro de quatro fotografias, que foram colocadas propositalmente de maneira “bagunçada”, como se estivessem sobre uma mesa. Robert Doisneau começou sua carreira como assistente do fotógrafo André Vigneau, e em 1932 conseguiu vender sua primeira matéria de fotojornalismo.

Ele serviu como soldado e fotógrafo na Segunda Guerra Mundial e utilizou seu talento para falsificar passaportes e documentos para a Resistência Francesa na ocupação alemã. Seus trabalhos irônicos mesclavam excentricidade e as diversas classes sociais. Robert Doisneau faleceu vítima de pancreatite aguda em 1994.