Publicado em: segunda-feira, 03/03/2014

RJ: TRT manda greve dos garis acabar e estipula multa diária

RJ: TRT manda greve dos garis acabar e estipula multa diáriaA greve geral dos garis vinculados à Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), na cidade do Rio de Janeiro, foi declarada abusiva e ilegal pelo Tribunal Regional do Trabalho do Estado do estado (TRT-RJ). A decisão foi anunciada no último sábado (1º).

Segundo o tribunal, o movimento paredista deve ser suspenso imediatamente, e também que devem ser retomados os serviços essenciais de coleta e disposição do lixo domiciliar e urbano. O descumprimento da decisão acarreta multa diária de R$ 25 mil.

Durante o fim de semana, garis de um movimento manifestante entraram em conflito com a Polícia Militar, durante passeata em direção à prefeitura. A decisão do TRT ainda recomenda que não haja qualquer tentativa de paralisação fora dos procedimentos oficiais, que envolvem a comunicação prévia no prazo legal de 72 horas e realização de assembleia da categoria.

Sindicato e prefeitura negam problemas

O sindicato da categoria afirma que não há qualquer paralisação, em discurso seguido pela prefeitura do Rio de Janeiro, que ainda garante que estão sendo realizadas conversas entre a Comlurb e a classe para definição dos reajustes, assim como acontece em todo o período. Porém, as ruas da cidade têm amanhecido cobertas de lixo nesses dias de carnaval.

De acordo com a Comlurb, 1.875 trabalhadores são destacados diariamente para as limpezas de carnaval. A companhia afirma, ainda, que 1.080 garis estão encarregados exclusivamente da limpeza nas ruas, após a passagem dos blocos. O restante dos trabalhadores trabalha nos arredores do Sambódromo, na Estrada Intendente Magalhães (em Campinho), na Lapa, Cinelândia e Avenida Rio Branco.

A Comlurb ainda pede que os foliões evitem sujar a cidade durante os festejos, para facilitar a limpeza no dia seguinte. Estão circulando pelos locais de grande aglomeração de pessoas 206 equipes de agentes do Lixo Zero, que aplicam multas a quem é flagrado jogando lixo no chão. A multa é de R$ 157, e também é aplicada para quem é pego urinando na rua.