Publicado em: sexta-feira, 14/10/2011

RJ deve ser o primeiro estado a vacinar contra o HPV

Na segunda-feira (10), o Diário oficial do estado do Rio de janeiro publicou a lei que prevê a criação do “Programa Estadual de Vacinação Contra o HPV”. Dessa forma, o estado deve ser o primeiro do país a oferece gratuitamente a vacina contra o vírus tipo papiloma humano, que é o responsável por diversos tipos de câncer, sendo o mais conhecido o de colón do útero. Entretanto, não foi estabelecido o publico indicado ou a previsão de inicio do projeto.

“Fizemos uma lei bem ampla para que a secretaria possa se organizar. A ideia é começar com uma campanha de conscientização, porque não adianta comprar a vacina e as pessoas não aparecerem no posto”, afirmou o deputado e co-autor da lei Bernardo Rossi (PMDB).

A vacinação gratuita já está disponível na rede públicas de poucos municípios do Brasil. Com a criação do programa, será o primeiro estado a oferecer a ampla vacinação em todo o território. Nas próximas semanas, devem ser anunciadas as especificações da lei.

Em 2008, quando a vacina contra o HPV se tornou mais popular, o Ministério da Saúde recomentou que os estados não realizassem a incorporação devido ao alto custo da vacina, que chegaria a R$ 1,85 bilhões para imunizar apenas meninas com idade entre 11 e 12 anos.