Publicado em: domingo, 02/03/2014

Rival do WhatsApp, Viber conquista 2 milhões de novos usuários em 7 dias

Rival do WhatsApp, Viber conquista 2 milhões de novos usuários em 7 diasA disputa entre os aplicativos de mensagens tem sido cada vez mais acirrada. Concorrente direto do WhatsApp, o Viber possui cerca de 400 milhões de usuários em todo o planeta e a tendência é da aumentar ainda mais. Em apenas sete dias, o aplicativo conquistou dois milhões de novos usuários, e houve uma alta de 20% comparada a janeiro. Apesar de ser pouco conhecido no país, o programa é utilizado por 12 milhões de brasileiros, contra 38 milhões do WhatsApp.

Com o anúncio de que o Facebook comprou o WhatsApp por 16 bilhões de dólares, inúmeros usuários migraram para outros aplicativos com medo do futuro incerto agora que o programa está nas mãos de Mark Zuckemberg. O Viber tornou-se uma alternativa para estas pessoas, e em sete dias, houve um aumento de dois milhões de usuários.

Durante o encontro tecnológico realizado na cidade catalã de Barcelona, o WhatsApp anunciou que a partir do segundo semestre, o aplicativo passará a realizar chamadas entre usuários. Em uma tentativa de contra-atacar, o Viber não apenas anunciou que já faz este serviço, como liberou as ligações para telefones fixos aos usuários do programa. A campanha deu tão certo que em três dias, foram mais de 7 milhões de minutos em chamadas.

Em 2013 o Viber criou um serviço, intitulado de Viber Out, é uma forma de os usuários fazerem ligações para celular e telefone fixo, sem esta promoção, é necessário comprar créditos que custam de 10 reais a 50 reais.

O valor oferecido por Mark Zuckemberg para colocar as mãos no aplicativo foi o mais alto da historia, evidenciando que as empresas de tecnologia querem investir cada vez mais em outras plataformas para não perder espaço. No mês passado, o Viber foi adquirido pela empresa japonesa Rakuten por 16 vezes a menos que o valor pago pelo WhatsApp.