Publicado em: quarta-feira, 11/04/2012

Rio+20: cem líderes já confirmaram presença no evento

Ao menos cem líderes de Estado já estão com presença confirmada na Rio+20, que é a conferência pertencente à ONU a respeito do desenvolvimento sustentável. O encontro está programado para acontecer no mês de junho, entre os dias 20 e 22, no Rio Centro.

De acordo com as informações de André Corrêa do Lago, embaixador e também negociador-chefe do Brasil no evento, por enquanto não é possível dizer quais os nomes confirmados, sendo que provavelmente o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não seja um dos que já tem o nome na lista dos presentes.

Segundo o embaixador, o que se sabe até agora é que cem líderes de Estado já fizeram o pedido para poder discursar na plenária da cúpula. As informações foram ditas durante a realização do seminário a respeito do Rio+20, que aconteceu na cidade de São Paulo.

Ainda segundo o embaixador, em torno de 20 países comunicaram que seus líderes de Estado não irão poder comparecer à conferência e por isso devem enviar em seus lugares negociadores de “alto nível” para os representarem. A primeira ausência dada como certa é quanto ao primeiro ministro britânico, David Cameron. O embaixador diz ainda que não tem como evitar comparações com a Rio-92, conferência realizada pela ONU, que reuniu 108 líderes de Estado, incluindo o presidente dos Estados Unidos, George Bush, além de Fidel Castro, representante de Cuba e dos países socialistas.

Nesta semana, será realizado um evento extra-oficial reunindo aproximadamente 40 negociadores. O encontro acontece na quinta-feira (12) e na sexta-feira (13), no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Comparecerão negociadores dos Estados Unidos, da União Europeia, além do bloco Basic (Brasil, África do Sul, China, Índia e Rússia).