Publicado em: sexta-feira, 30/09/2011

Rio de Janeiro tem 342 casos de dengue em apenas 24 dias

O Rio de Janeiro conseguiu registar uma diminuição dos casos de dengue entre o período que vai do dia 1º de setembro até o dia 24 do mesmo mês. Nos 24 dias, foram identificadas 342 pessoas com a doença. Os números foram analisados pela Secretaria Estadual de Saúde. Desde o começo deste ano, o estado já notificou 159.052 casos da doença.

O principal período de manifestação do surto da picada do mosquito aconteceu entre os meses de janeiro a abril, impulsionados pelo alto calor na região. A partir de maio, o numero de infectados começou a diminuir. Ate agora, 131 pessoas já morreram devido a dengue.

Na quinta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio atuou com mãos um programa que faz parte da “Ação nos Bairros Contra a Dengue” que tem como principal missão realizar uma varredura para identificar os focos de reprodução do mosquito e também orientar a população sobre a forma ideal de limpeza.

O projeto já realizou mais de 23 mutirões nos bairros do Rio desde o começo de 2011. Também foram realizados mais de 70 ações isoladas que atual de forma específica para realizar a prevenção da doença em imóveis fechados.

No dia 13 deste mês, o secretariado estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, comentou que existe uma grande possibilidade de acontecer uma nova epidemia de dengue em 2012. Na opinião dele, se isso acontecer, será “talvez uma das piores da história do Estado”.