sábado, abril 20, 2024
HomeBrasilRio de Janeiro recebe título de Patrimônio Mundial da Humanidade

Rio de Janeiro recebe título de Patrimônio Mundial da Humanidade

Neste domingo (1º), a cidade maravilhosa recebeu um título da Unesco. O Rio de Janeiro se tornou um Patrimônio Mundial da Humanidade, enquadrado na categoria Paisagem Cultural Urbana. O título foi anunciado pela própria Unesco através de sua página no microblog Twitter. A decisão do Comitê de Patrimônio da Unesco fez o reconhecimento das paisagens da cidade entre “a montanha e o mar”. Esta foi a 36ª sessão do Comitê, feita em São Petersburgo, na Rússia.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, afirmou, depois do anúncio feito pela Unesco, que é impossível pensar em patrimônio brasileiro nem se lembrar das paisagens cariocas. Além das paisagens do Rio de Janeiro, também foram incorporadas na lista de Patrimônio Mundial os sítios de mineração da Valônia, na Bélgica, e as casas de fazendas decoradas de Halsingland, na Suécia.

Patrimônio Mundial

Na reunião do Comitê, que irá continuar seus trabalhos na Rússia até o dia 6 de julho, também foram declarados como Patrimônio Mundial o sítio fossilífero de Chengijang, na China; a reserva natural de Shanga, localizada na República do Congo, Camarões e República Centro-Africana; o sítio neolítico de Çatalhöyük, na Turquia; e os lagos de Unianga, no Chade.

O Comitê do Patrimônio Mundial é composto por representantes de mais de 20 países, que são escolhidos pelos Estados signatários por quatro anos. Na inauguração dos trabalhos desta sessão, a lista do Patrimônio Mundial possuía mais de 120 sítios, entre mistos e naturais, localizados em 153 países diferentes.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias