Publicado em: quarta-feira, 22/02/2012

Rio de Janeiro – Lei Seca flagra 786 motoristas sob efeito de álcool

Rio de Janeiro - Lei Seca flagra 786 motoristas sob efeito de álcoolDe acordo com os agentes da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro, 786 pessoas foram flagradas dirigindo após ingerirem bebidas alcoólicas durante o Carnaval. Os dados representam 13,1% do total de motoristas fiscalizados entre a quinta-feira (16) e a madrugada desta quarta-feira (22). Ao todo, quase 6.000 pessoas foram paradas.

Segundo o major Marco Andrade, coordenador da operação, os índices revelam que está havendo uma alteração nos hábitos do povo carioca. “Pode parecer um número grande, mas nós enxergamos como positivo, porque indica que as pessoas estão mudando seus hábitos, usando transporte coletivo e escolhendo o amigo da rodada. Ainda temos muitos teimosos, mas precisamos destacar que esses 786 motoristas foram retirados das ruas e não puderam continuar dirigindo, o que evitou possíveis acidentes”, declarou em tom otimista.

Entretanto, o major não quis fazer comparações entre os dados deste ano com os dados do Carnaval de do ano passado, quando a Operação Lei Seca foi prejudicada pela chuva que atingiu a cidade. Em 2011 foram fiscalizadas 4.946 pessoas, sendo que 578 foram flagradas dirigindo sob influência de bebida alcoólica.

“Podemos, no entanto, comparar com a média de 30% de pessoas nessas condições que eram flagradas no início da operação, em março de 2009. Agora estamos no Carnaval, em um período em que as pessoas realmente bebem e alcançamos esse patamar de 13%, que consideramos controlável”, completou o major, atribuindo a redução às campanhas de conscientização, que alertam sobre os perigos de dirigir sob efeito do álcool.

Ele disse também que durante este Carnaval essas ações de prevenção chegaram a 130 mil pessoas. A Operação Lei Seca foi implantada pela Secretaria de Governo do Rio de Janeiro em março de 2009. Desde então, mais de 120 mil motoristas foram multados, quase 55 mil habilitações foram apreendidas e 30 mil veículos também foram apreendidos.