Publicado em: quinta-feira, 04/08/2011

Rio de Janeiro ganha mais cinco UPAs até o início de 2012

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (2) que mais cinco UPAs deve ser construídas nos estado do Rio de Janeiro, sendo quatro no município do Rio e uma em Cabo Frio. As unidades estarão provas até o mês de março do próximo ano. Na capital, elas estarão localizadas nos bairros de Cosmos, Paciência, Sepetiba e Honório Gurgel.

As novas unidades no Rio terão capacidade para receber entre 300 a 450 paciente por dia e também contaram com cerca de 13 a 30 leitos. Já em Cabo Frio, fará atendimento a 150 a 300 paciente com 9 a 12 leitos.

Para a construção, o Ministério irá repassar aproximadamente R$ 2 milhões ao governo do Estado e R$ 10,4 milhões à Prefeitura do Rio

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as unidades de Paciência e Sepetiba já estão em processo de construção e devem ser inauguradas no último trimestre deste ano. Já as UPAs de Cosmos e Honório de Gurgel estão com seus projeto em fase de finalização e devem ficar prontas até o primeiro trimestre de 2012. De acordo com a Prefeitura do Rio, até o próximo ano, 20 UPAs devem estar em funcionamento. Desde 2009, 10 novas unidades municipais foram inauguradas.

A previsão de teria das obras da unidade em Cabo Frio é em dezembro deste ano, conforme informou a Secretaria Estadual de Saúde.