Publicado em: sexta-feira, 14/10/2011

RIM soluciona falha de envio de mensagens e acesso à internet

A empresa canadense Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, anunciou nesta sexta-feira (14) que os serviços de mensagens instantâneas e e-mail voltaram a funcionar normalmente. Os clientes da empresa localizados na Europa, no Oriente Médio, na África e em partes da América do Sul encontraram problemas na utilização do BlackBerry Messenger, programa exclusivo e gratuito para usuários do dispositivo. Depois de ter passado três dias com falha no sistema, a RIM garante que o problema foi solucionado.

Na terça-feira (11), a RIM chegou a divulgar comunicado afirmando que havia consertado o problema técnico. Porém, os seus clientes ainda registravam reclamações pelo serviço. No primeiro comunicado, a empresa afirmou que “ontem (segunda-feira, 10 de outubro), alguns clientes do BlackBerry na Europa, Oriente Médio e África tiveram atrasos com os serviços do aparelho. A questão foi resolvida e os serviços estão operando normalmente. Pedimos desculpas aos clientes que foram impactados por qualquer inconveniência”.

Depois de ter identificado a falha, a empresa explicou que foi em decorrência de uma saturação do sistema, que começou com os clientes da Europa. Na seqüência, a falha se alastrou como que em efeito dominó, prejudicando o serviço em outras regiões do mundo.

Os serviços que pararam de funcionar foram o de envio de SMS e de acesso à internet, mas o dispositivo continuava realizando chamadas telefônicas normalmente. Porém, o computador que deveria ser acionado em caso de pane não foi ativado. Um dos problemas é que os clientes da RIM contam com o serviço de mensagens por ser uma garantia gratuita oferecida pela empresa.