Publicado em: terça-feira, 11/10/2011

RIM restabelece serviço de mensagens do BlackBerry

A empresa canadense Research In Motion (RIM) restaurou o serviço de mensagens do smartphone BlackBerry nesta terça-feira (11), depois de 20 horas com pane no sistema. Os prejudicados foram os clientes da Europa, Oriente Médio e África. O serviço em questão é o BlackBerry Messenger, programa próprio da empresa para troca de mensagens gratuitas entre usuários do dispositivo. Apesar de não ser muito popular no Brasil, o BlackBerry tem grande público consumidor no exterior.

No comunicado oficial divulgado pela RIM, a empresa explica que “alguns assinantes do BlackBerry na Europa, Oriente Médio e África reportaram demora na restauração dos serviços do BlackBerry. O problema foi resolvido e os serviços estão operando normalmente. Pedimos desculpas aos clientes prejudicados por qualquer inconveniente”. Logo quando os smartphones surgiram no mercado, a BlackBerry dominava o mercado. Porém, recentemente vem perdendo espaço para concorrentes como Samsung e Apple, desenvolvedora do iPhone.

Para o público brasileiro, a RIM virá ao Brasil em 18 de outubro para participar de uma conferência organizada para receber a imprensa. O objetivo é anunciar o tablet PlayBook, que deve contar com conteúdos regionais para os clientes brasileiros. Uma vez anunciado, o produto terá levado nove meses para chegar ao Brasil depois dos Estados Unidos.

Ao mesmo tempo em que existe expectativa para o PlayBook no Brasil, o produto já foi rechaçado nos Estados Unidos. Para os norte-americanos, o tablet da RIM é incompleto, pois não conta com funções básicas como acesso a email. O dispositivo segue a tendência dos produtos com tela sensível ao toque.