Publicado em: terça-feira, 18/10/2011

RIM oferece aplicativos gratuitos e suporte técnico para minimizar danos com pane no sistema

A empresa canadense Research In Motion (RIM) anunciou que vai disponibilizar uma lista de aplicativos com download gratuito para recompensar pela falha no seu sistema que deixou clientes em diversos países sem o sinal da internet para acessar seus serviços. Os aplicativos, em conjunto, valem cerca de U$100, mas serão disponibilizados gratuitamente. A empresa afirmou que a lista vai estar disponível no BlackBerry App World a partir de 19 de outubro e por quatro semanas.

Para os clientes corporativos a RIM planejou uma estratégia diferente, também como tentativa de manter sua principal base. Estes vão ter um mês de suporte técnico gratuito, o qual chega como um pedido de desculpas pelos problemas com os serviços. A pane no sistema da RIM, considerada a maior da empresa até hoje, deixou usuários do BlackBerry nos cinco continentes sem acesso a email, ao envio de mensagens e à navegação. Resta descobrir quantos dos clientes não vão aceitar as medidas da empresa como resposta.

“Trabalhamos duro para ganhar a confiança (dos clientes) nos últimos 12 anos e estamos empenhados em oferecer o alto padrão de confiabilidade que eles esperam. Estamos tomando medidas imediatas e agressivas para ajudar a impedir que algo como isso aconteça novamente,” declarou em comunicado o vice-presidente executivo da RIM, Mike Lazaridis.

De acordo com o co-executivo-chefe, Jim Balsillie, ainda não há informações sobre a perda de clientes em decorrência da pane ou não e considera que ainda é cedo para ter essa informação. A falha no sistema pôde ser percebida inclusive por clientes no Brasil.