Publicado em: sexta-feira, 30/08/2013

Ribéry é eleito melhor jogador do futebol europeu da última temporada

Ribéry é eleito melhor jogador do futebol europeu da última temporadaApesar da concorrência dos eleitos melhores do mundo do ano passado pela FIFA, foi eleito o meia francês Franck Ribéry como melhor jogador europeu na última quinta-feira (29), durante a cerimônia que definiu a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, no Principado de Mônaco. O meia do Bayern de Munique recebeu o prêmio de outro ídolo da Seleção Francesa, o ex-atleta e atual presidente da Uefa, Michel Platini.

Ribéry recebeu 36 votos a seu favor na eleição. Eleito quatro vezes pela FIFA como o melhor jogador do mundo, o argentino Lionel Messi, do Barcelona, ficou na segunda posição da eleição da Uefa, com 13 votos computados. Já o português Cristiano Ronaldo, o único do trio que não compareceu ao evento, recebeu apenas três votos.

Essa não foi a primeira vez em que um atleta supera a dupla Messi e Cristiano Ronaldo na premiação da Uefa. No ano passado, o meia espanhol Andrés Iniesta, do Barcelona, foi o ganhador do troféu, deixando os concorrentes em segundo e terceiro lugar, assimo como na última eleição. O argentino fora premiado duas vezes, em 2009 e 2011, enquanto o atual craque do Real Madrid venceu a eleição de 2008, quando atuava pelo Manchester United.

Ribéry foi um dos principais responsáveis pela Tríplice Coroa do Bayern

Na temporada 2012/13, Franck Ribéry disputou 43 partidas pelo Bayern e balançou as redes 11 vezes, média de 0,26 por jogo. Além do título mais importante, a Liga dos Campeões, o jogador ajudou o time bávaro a conquistar a Tríplice Coroa, somando a Champions com a Bundesliga e a Copa da Alemanha.

Quem definiu Ribéry como vencedor foram 52 jornalistas, cada um deles representando uma das 52 federações de futebol da Uefa. Quando recebeu o troféu das mãos de Platini, o craque do Bayern fezz questão de agradecer seus companheiros de equipe, além da família.