Publicado em: quinta-feira, 24/01/2013

Reunião de governo federal e prefeitos vai discutir investimentos na área da educação

Reunião de governo federal e prefeitos vai discutir investimentos na área da educaçãoNo encontro que o governo federal terá junto aos prefeitos de todo o Brasil durante a próxima semana, vai ser buscado que seja fortalecida a parceira junto às prefeituras para que sejam cumpridas metas nas áreas da educação, como a construção de cerca de 6 mil creches e pré-escolas até o ano de 2014. Esta reunião junto aos prefeitos que foram empossados no início do mês teve sua idealização para que os programas federais que são executados com parceria junto às prefeituras fossem apresentados.

Nesta reunião, estão incluídos assuntos como a instalação de quadras esportivas novas e o destino dos royalties do petróleo para a educação, conforme aponta a a ministra Ideli Salvatti das Relações Institucionais. A meta é que sejam construídas 6 mil unidades para educação infantil até o ano de 2014 que a presidente Dilma Rousseff assumiu durante a campanha que a elegeu. Esta ação, porém, vai depender de uma parceira junto às prefeituras que são responsáveis pela educação infantil.

Conforme o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação levantou, até o mês de outubro do ano passado, houve contratos firmados para 3.019 unidades. De todas elas, 1.195 já foram concluídas ou estão em fase de serem concluídas. Para 2012, existe previsão de que mais 1,5 mil unidades de educação infantil sejam concluídas. Para que estas construções sejam aceleradas, o governo lançou editais no mês de dezembro do ano passado de licitações que permitissem que as prefeituras utilizassem métodos alternativos do que a alvenaria, como as construções pré-moldadas, para que o prazo para conclusão das unidades fosse reduzido.

A educação vai ter enfoque em creches, quadras de esportes, acesso para o ensino técnico e educação em campo. Salvatti diz que está sendo escolhido o que é realizado em conjunto junto às prefeituras. A ordem é que sejam realizados de maneira objetiva, direta e concreta.