Publicado em: segunda-feira, 23/02/2015

Reta final de Império eleva ibope do Jornal Nacional

A audiência no horário nobre da Rede Globo vem registrando um significativo bom índice agora que a trama Império na reta final, com a exibição dos últimos capítulos e conclusão de algumas histórias, como o final do comendador José Alfredo e sua fã Cora. A expectativa pelo desfecho dessas histórias tem ajudado de forma decisiva que a audiência do Jornal Nacional apresente melhores índices, recuperando uma audiência há muito tempo perdida.

Isso porque há algum tempo o Jornal Nacional, que é o principal produto jornalístico da emissora, vinha marcando menos de 20 pontos, como o que foi registrado em setembro do ano passado. Entretanto, somente neste mês, próximo do final da novela Império, a audiência quase chegou a 26 pontos. Isso representa no fim das contas um aumento de 25% dos telespectadores. Foi também nesse período que a novela Império subiu a audiência, passando de 28,6 para mais de 35 pontos na última semana, em uma mediação feita pelo Ibope.Reta final de Império eleva ibope do Jornal Nacional

Agora, parece que tem mais telespectadores parando a televisão na Globo desde o início do Jornal Nacional, mesmo que esperando pelo início de Império, como se fosse um efeito cascata inverso. O comum seria que o Jornal Nacional estivesse segurando o público para o momento de exibição da novela. O problema é que isso só acontece quando há algum noticioso de muito impacto, algo muito marcante ou um furo jornalístico do programa.

Mas não é o que tem acontecido no momento. O jornal noticia todos os dias, há vários meses, os escândalos de corrupção, crimes nas cidades, mas nada muito diferente todos os dias, nada de muito impacto. Por outro lado, Império, continua indo muito bem na reta final, com uma média geral de 32,2 pontos. Isso é muito mais do que registrou a antecessora Em Família, que não passou dos 30 pontos. Entretanto, a trama de Aguinaldo Silva ainda perde para os capítulos finais da novelas como Amor à Vida, que passou dos 35 pontos, Salve Jorge, com a mesma média, Avenida Brasil que quase chegou a mais de 38 pontos e Fina Estampa, com 40 pontos.