Publicado em: domingo, 09/11/2014

Resultado Enem 2014 – Confira o gabarito das provas azul, rosa, amarela e branca

Resultado Enem 2014 - Confira o gabarito das provas azul, rosa, amarela e brancaResultado Enem 2014 – No segundo dia de testes de conhecimento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), candidatos fazem provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Para isso, terão uma hora a mais que ontem, cinco horas e 30 minutos. Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, no horário de verão de Brasília. A recomendação é que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência.

Os participantes devem levar documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta em material transparente. Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. O autorretrato (selfie) é proibido. Candidatos identificados portando os objetos ou postando imagens e textos nas redes sociais serão eliminados. Ontem, 65 participantes foram excluídos do exame.

A saída do local de prova é permitida após duas horas do início do exame, mas para levar o caderno de questões para casa é preciso esperar até 30 minutos antes do término.

Mais de 8,7 milhões de pessoas se inscrevem nesta edição do Enem, que ocorre em 1,7 mil cidades em todo o país. Trata-se de número recorde de inscrições. O gabarito da prova será divulgado até quarta-feira (12). O resultado individual estará disponível em janeiro.

Enem: cansados, candidatos reclamam de organização e comentam prova de sábado

O mineiro Alexandre Barbosa, que contou no último sábado (8) ao iG que tinha chegado às 9h para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou hoje às 8h45.

“Fiquei assustado com as pessoas que chegaram atrasadas ontem, minutos depois do portão fechar, e perderam a prova”, conta.

Alexandre conta que, na prova de sábado, as questões mais difíceis eram as de física e química. “Em física, o Enem esta cobrando questões de grandes vestibulares de São Paulo”, diz.

Em história, ele destacou as questões sobre a intervenção militar no Brasil, em 1954. “Já esperava que caísse o assunto por causa do aniversário de 50 anos. O Enem gosta de datas redondas”, afirma.

Beatriz Ribeiro, de 18 anos, concorda que a prova de física estava complicada. “Caiu bastante coisa sobre espelhos e muita interpretação de texto.”

Ela diz que os textos da prova de sábado estavam mais longos em relação a prova do ano passado. “Espero que a prova de linguagens não tenha textos tão compridos, porque a redação já é bem cansativa.”

Para a redação, ela aposta no tema racismo. “Aconteceu bastante coisa esse ano em relação a isso, e é um assunto antigo e recorrente”, diz.

Candidatos reclamam de organização

Resultado Enem 2014 - Confira o gabarito das provas azul, rosa, amarela e branca

As estudantes Lilian Celestino, de 18 anos, e Adna Santana e Karina Oliveira, ambas de 17 anos, saíram as 9h de casa para conseguir chegar às 11h no local de prova onde farão o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mesmo morando no Grajaú, zona sul de São Paulo, as candidatas foram alocadas para o campus da Uninove na Barra Funda, zona oeste da cidade. “Hoje chegamos mais cedo. Ontem o trem estava lotado e demoramos mais”, conta Adna.

“Moramos longe. Fizeram essa sacanagem com a gente”, diz Lilian.

Elas estão preocupadas com a prova de matemática e a redação, que compõem o exame de hoje. Sobre os temas da dissertação, as três apostam em ditadura, crise hídrica.

Hoje, 9 de novembro, acontece o segundo e último dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Neste domingo os testes serão das 13h às 18h30 e terão uma hora a mais em razão da redação. Os portões estarão abertos das 12h às 13h.

Recomenda-se chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência. Os horários são referentes a hora de Brasília, assim os candidatos das cidades que não seguem o horário de verão devem ficar atentos ao fuso horário. Este ano os exames estão sendo realizados em 1.699 municípios.

Além de elaborar a redação, nesta tarde os participantes precisam responder a 45 perguntas de múltipla escolha sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões acerca de Matemática e suas Tecnologias (matemática).

Deve-se estar munido com um documento de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. O porte do Cartão de Confirmação de Inscrição, com o local das provas, não é obrigatório, mas ele pode ajudar a esclarecer dúvidas.

É preciso marcar a cor do caderno recebido e escrever a frase solicitada no espaço indicado, sem isso a prova é considerada inválida e zerada. O uso de detectores de metal na revista dos candidatos no ingresso aos locais é uma novidade desta edição. O objetivo é evitar fraudes eletrônicas.

Resultado Enem 2014 - Confira o gabarito das provas azul, rosa, amarela e branca

O Vestibular Brasil Escola, juntamente com o Cursinho Oficina do Estudante, irá disponibilizar a correção comentada das provas através desta página a partir das 19h30. O gabarito oficial do exame está previsto para ser publicado até a próxima quarta-feira, 12 de novembro.

Seleção

Neste sábado, 8 de novembro, das 13h às 17h30, os testes foram compostos por 45 questões de múltipla escolha acerca de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química).

Todos os candidatos sabadistas, que ontem precisaram aguardar até a noite para responderem ao exame, hoje o fazem no mesmo horário que os demais concorrentes. A função do Enem é a avaliação do desempenho escolar ao final do Ensino Médio.

Porém, devido a importância da prova opções como o acesso à universidade pelo SiSU, à cursos técnicos com o Sisutec, bolsas de estudo com o ProUni, certificação do Ensino Médio, participação no programa Ciências sem Fronteiras, financiamento estudantil com o Fies e agora a seleção para universidades em Portugal também são utilizadas.

Dúvidas podem ser esclarecidas ao abrir uma demanda nesta página ou por meio de contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800 616161. Destalhes estão disponíveis no Edital, que também possui uma versão na Língua Brasileira de Sinais (Libras).