quinta-feira, abril 25, 2024
HomeBrasilResultado enem 2014

Resultado enem 2014

Resultado enem 2014Em 2014, o número de participantes do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é o maior da história, com cerca de 9 milhões de estudantes. O exame é importante porque é a forma utilizada para entrar nas principais universidades do País, entre públicas e privadas, além de o ENEM ser obrigatório para a participação em programas de acesso ao ensino superior, como Prouni, FIES e Pronatec.

A prova do ENEM aborda disciplinas como Matemática, Português, Ciências e Conhecimentos Gerais. Os estudantes que realizam o exame poderão consultar o resultado do ENEM a ser divulgado pelo MEC, após a prova. Desde que foi criado, essa é edição do exame que contará com a maior participação de estudantes na história, acontecimento que se deve ao fato de o ENEM substituir, na maioria das instituições, o tradicional vestibular.

Os quatro temas da prova são Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias, além de a redação que os participantes tem de entregar. Participam do ENEM os estudantes que já completaram o ensino médio ou completam no ano de 2014. O resultado do exame pode ser utilizado para conquistar uma vaga nas instituições de ensino superior de todas as partes do País.

Quando o resultado será divulgado?

De acordo com as informações publicadas pelo MEC, que é o Ministério responsável pela realização do exame, o resultado do ENEM 2014 poderá ser consultado pelos participantes em janeiro de 2015, através do site do Enem. No momento de consultar, o participante deverá ter em mãos o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) e a senha, que é cadastrada durante o processo de inscrição do ENEM.

No entanto, até a divulgação, a ser publicada somente em janeiro, diversos cursinhos e colégios trabalham no sentido de resolver as questões do ENEM e colocam os resultados na internet. Por meio dessas correções, em maioria feita por professores, os internautas participantes do ENEM podem consultar as informações e ter uma noção de como foi o seu desempenho. Além disso, o estudante também pode verificar qual nota precisa para passar no curso desejado, já que na internet também estão disponíveis as notas de corte das universidades que participam.

Importância do resultado do ENEM 2014

Com o resultado do ENEM, os candidatos poderão fazer as suas inscrições nas instituições públicas ou privadas em que desejam realizar o ensino superior. A participação no SISU (Sistema de Seleção Unificada), que é o sistema pelo qual as universidades disponibilizam as suas vagas, só pode ser realizada depois que o MEC divulga o resultado do ENEM, pois essas notas são os critérios utilizados para a seleção.

O ProUni (Programa Universidade para Todos) também utiliza o resultado do ENEM para conceder as bolsas de estudos aos estudantes que se encaixam nos perfis exigidos pelo programa. Dessa forma, o resultado do ENEM é de extrema importância para milhões de alunos que aguardam pelas chances de suas vidas. Fique de olho nas datas divulgadas pelo MEC e acompanhe todas as informações.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias