Publicado em: segunda-feira, 29/10/2012

Resultado eleições 2012 segundo turno: PSDB, PT e PSB garantem vitória em 12 cidades

Resultado eleições 2012 segundo turnoUma grande fragmentação dos partidos políticos foi o marco das eleições municipais deste ano, que definem mandato que será cumprido de janeiro de 2013 até dezembro de 2016. Um dos destaques é o Partido dos Trabalhadores, o PT, que representa apoio do governo federal com Dilma Rousseff. O PT conseguiu conquistar inclusive a principal capital do país, a cidade de São Paulo, com a vitória de Fernando Haddah no maior colégio eleitoral brasileiro.

Além disso, o partido conseguiu abocanhar ainda o controle em outras 636 prefeituras, representando quase 40 milhões de habitantes. Por outro lado, quem também se consolidou como partido forte nestas eleições foi o PSB, Partido Socialista Brasileiro, que elegeu cinco candidatos em capitais brasileiras, além de outros 442 prefeitos por todo o Brasil. Já o PSDB, perdeu um pouco de sua força, alcançando a prefeitura de três capitais.

O maior número de prefeitura continua nas mãos do PMDB, que elegeu em primeiro turno dois prefeitos em capitais, sendo Boa Vista, em Roraima, e o Rio de Janeiro, no estado do Rio. No segundo turno, disputava ainda em outras três cidades, mas não conseguiu conquistar mais nenhuma. Das outras treze cidades que disputava a prefeitura em segundo turno, conseguiu vencer em seis municípios.

As cinco capitais brasileiras que o PSB conseguiu vencer são Porto Velho (RO), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). O PT conseguiu se eleger em Goiânia (GO), João Pessoa (PB), São Paulo (SP) e Rio Branco (AC). Enquanto isso, em Manaus (AM), Teresina (PI) e Belém (PA) a vitória foi para o PSDB.