Publicado em: terça-feira, 30/10/2012

Resultado eleições 2012 São Paulo: Haddad é eleito com maioria dos votos

Resultado eleições 2012 São PauloNas eleições municipais deste ano, em segundo turno disputado ontem, domingo (28), o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, consagrou-se prefeito da cidade de São Paulo. Com a apuração de 100% das urnas, Haddad finalizou a votação alcançando mais de três milhões de votos, que equivalem a mais de 55% dos votos válidos das eleições municipais deste ano. Enquanto o concorrente, José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), registrou mais de dois milhões e setecentos, representando pouco mais de 44% dos votos válidos deste turno.

Agora, com a vitória do PT na capital mais importante do país, o Partido dos Trabalhadores, base do governo federal da presidente Dilma Rousseff, consegue comandar São Paulo depois de oito anos, quando Marta Suplicy saiu do governo. Desde sua saída, foram José Serra e Gilberto Kassab quem comandaram a capital paulista.

Haddad prometeu, já em seu discurso de abertura, acabar com um muro que existe separando as pessoas mais pobres das mais ricas na capital. O candidato derrotado, José Serra, desejou ao grande vencedor muita sorte na nova e futura gestão, já que Haddad nunca assumiu cargo como este.

Fernando Haddad tem 49 anos e já atuou como Ministro da Educação da base petista, entre os anos de 2005 a 2012, quando deixou a posição para concorre a prefeitura da capital paulista. A escolha por Haddad teria sido do próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o preteriu em nome de outras pessoas fortes do partido.

O novo prefeito eleito de São Paulo é filho de comerciantes da capital paulista e formado em direito pela Universidade de São Paulo, USP, com formação em 1985. Além disso, é mestre em economia política pela mesma instituição, também com doutorado em filosofia.