Publicado em: segunda-feira, 29/10/2012

Resultado Eleições 2012 – PSB, PT e PSDB vencem em 12 capitais

Resultado Eleições 2012Nas disputas municipais deste ano houve uma fragmentação dos partidos no controle das capitais e principais cidades do país, destacando-se PT, que obteve o controle da prefeitura de São Paulo, maior cidade e colégio eleitoral brasileiro, e terá o controle de outras 636 prefeituras que equivalem a 37 milhões de habitantes. O PSB se fortaleceu como partido, conseguindo eleger cinco candidatos em capitais brasileiras e 442 prefeitos em todo o país. E o PSDB que elegeu prefeitos em 3 capitais e um total de 698 candidatos, mas eles deixarão o Centro-Sul do país para ganhar força no Norte e Nordeste.

O PMDB continua tendo o maior número de prefeituras, com 1.023 cidades que equivalem a mais de 31 milhões de habitantes, mantendo o perfil de ser um partido que comanda municípios com porte menor.

Os PMDB elegeu no 1° turno dois prefeitos em capitais, no Rio de Janeiro (RJ) e em Boa Vista (RR), ontem disputou três locais e perdeu todos, e venceu em seis das 13 cidades com mais de 200 mil habitantes neste segundo turno. No total onze partidos diferentes terão controle das 26 capitais brasileiras.

O PSB conseguiu a vitória em cinco capitais brasileiras, ganhou em Recife (PE), em Belo Horizonte (MG), em Cuiabá (MT), em Fortaleza (CE) e em Porto Velho (RO). Já o PT elegeu quatro candidatos nas capitais, ganhando em Goiânia (Go), em João Pessoa (PB), em São Paulo (SP) e em Rio Branco (AC). Já o PSBD ganhou em três capitais, elegendo prefeitos em Manaus (AM), Teresina (PI) e Belém (PA).