terça-feira, abril 23, 2024
HomeEleições 2012Resultado eleições 2012 - 50 cidades realizaram o segundo turno

Resultado eleições 2012 – 50 cidades realizaram o segundo turno

Resultado eleições 2012 - 50 cidades realizaram o segundo turnoHoje já é possível conferir o resultado do segundo turno das eleições municipais realizadas em várias cidades do país. Os eleitores de cinqüenta cidades precisaram ontem, domingo (28), retornar às urnas em várias partes do Brasil para a decisão de prefeito em segundo turno.

Isso acontece por que nestas cidades, nenhum dos candidatos a prefeito, nem mesmo o mais votado, conseguiu alcançar número relativo a metade dos votos válidos do município. Com isso, os candidatos mais votados em primeiro e em segundo lugar são escolhidos pelo povo em um segundo turno, onde que atingir mais votos, mesmo que com diferença mínina, leva o pleito.

O segundo turno só pode acontecer, de acordo com a legislação eleitoral, em cidades que possuam mais de duzentos mil eleitores. Enquanto que nas outras cidades, com número menor, ganha já em primeiro turno que fizer maior número de votos.

O segundo turno este ano aconteceu durante o dia de ontem, domingo (28), onde os eleitores tiveram das 8 horas da manhã até às 17 horas da tarde para registrar a sua escolha na zona eleitoral correspondente. Todos os eleitos, tanto em primeiro quanto em segundo turno, começam a trabalhar em janeiro de 2013 e seguem com mandato até dezembro de 2016.

O eleitor não podia comparecer ao local de votação sem portar seu título de eleitor e outro documento original com foto, como RG, CNH ou passaporte. Para quem tinha entre 18 e 70 o comparecimento aos locais de votação e registro do voto, mesmo que nulo ou branco, era obrigatório. Quem estava distante do local de votação, tinha a oportunidade de justificar a ausência em qualquer outra zona eleitoral. Entre as cidades que contaram com segundo turno nestas eleições estiveram as capitais São Paulo, Curitiba, Belém, Vitória, Cuiabá, Salvador, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Rio Branco, São Luís e Teresina.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias