Publicado em: segunda-feira, 29/10/2012

Resultado Eleições 2012 – 25 Deputados Federais abandonam posto e se elegem prefeitos

Resultado Eleições 2012Em 2012, 25 Deputados Federais abandonaram o mandato junto ao poder legislativo para se tornarem prefeitos, destes, seis deputados viraram prefeitos de capitais. A votação do domingo, dia 28, confirmou os números. Com isso o índice de desempenho foi 9,4% maior do que nas eleições de 2008.

Um total de 87 deputados federais concorreram nestas eleições, sendo 81 como candidatos a prefeito e seis a vice. Deste número 28,7% conseguiram se eleges. Em 2008 havia o total de 93 candidatos e 18 se elegeram, o que corresponde a uma porcentagem de 19,3%.

Os que merecem mais destaque são Antonio Carlos Magalhões Neto do DEM que foi eleito como prefeito de Salvador, Bahia. Edivaldo Holanda Junior (PTC) será o prefeito de São Luiz, no Maranhão. Zenaldo Coutinho (PSDB) foi eleito como prefeito de Belém, no Pará. Dr. Mauro Naif (PSB) agora é o prefeito eleito de Porto Velho, em Roraima.

O estado do Rio de Janeiro foi o que mais atraiu deputados federais para se candidatarem a prefeitos. Eles disputavam o executivo de cinco cidades e três conseguiram vencer o pleito, sendo eles Alexandre Cardoso (PSB) em Duque de Caxias, Nelson Bornier (PMDB) em Nova Iguaçu, e Neilton Mulin (PR) na cidade de São Gonçalo.

No dia 1º de janeiro de 2013 os deputados federais que se tornaram prefeito serão empossados no novo cargo. Assim, em Brasília, os suplentes eleitos na coligação vão ocupar o cargo.