sexta-feira, abril 26, 2024
HomeBrasilResultado do Enem 2012 é divulgado pelo MEC

Resultado do Enem 2012 é divulgado pelo MEC

Resultado Enem 2012Hoje (28), o Ministério da Educação (MEC) divulgou oficialmente o resultado do Enem 2012. As provas do Enem 2012 foram realizadas nos dias 3 e 4 de novembro em diversas escolas do país. A edição de 2012 do Enem contou com aproximadamente 4 milhões de candidatos inscritos. Além do resultado final individual do Enem 2012, o MEC já divulgou também os gabaritos e os cadernos de prova de todas as cores.

Caso algum candidato que realizou a prova do Enem 2012 e não transcreveu no cartão-resposta definitivo qual seria a cor do seu caderno de prova ou então a frase em destaque que era necessária também terá a sua prova corrigida. Entretanto, é preciso ter transcrito uma coisa outra para que o Ministério da Educação consiga identificar qual é a prova. A assessoria de imprensa do Inep foi quem divulgou essas informações.

Cada caderno de prova nas cores azul, amarela, branca e rosa do primeiro dia de prova, no sábado, e dos cadernos azul, amarelo, cinza e rosa, segundo dia, domingo, continham uma frase em destaque. Nas informações da capada prova constava que o candidato deveria obrigatoriamente marcar a cor de sua prova e essa frase. Segundo o Inep, se uma das duas opções for marcada é possível saber qual a prova do candidato, já que em casa prova havia uma frase única. Por exemplo, a prova de sábado na cor amarela tinha a frase “ler é experimentar os deslimites da liberdade”.

O primeiro dia de provas, realizado no dia 3 de novembro possuíam 45 questões sobre ciências da natureza e 45 questões sobre ciências humanas. Já no domingo (5), a prova continha 45 perguntas de matemática, 45 questões de códigos e linguagens e a redação. As provas do Enem 2012 são corrigidas de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI). As notas não são dadas com uma pontuação certa para cada resposta e sim de acordo com a média geral de acerto das questões. Com isso, dois candidatos podem acertar o mesmo número de perguntas, só que podem ter notas diferentes caso um acerte as perguntas mais difíceis e com menos índice de acerto.

Somente a redação do Enem 2012 não é corrigida de acordo com a TRI. A partir deste ano a correção da redação será feita de uma maneira diferente dos demais anos: duas pessoas irão corrigir as provas sem que uma saiba a nota dada pela outra. Caso a diferença de notas for maior do que 200 pontos um terceiro corretor irá analisar a prova. Se a nota permanecer superior a 200 pontos a prova será examinada por uma banca outra banca e ai sim será atribuído o valor final da redação. A correção das provas de redação do Enem 2012 vai ser feita por cerca de 5.700 profissionais. Já a partir da próxima semana as provas de redação vão começar a serem corrigidas.

O gabarito oficial do Enem 2012 pode ser encontrar no site do Mec e também no site do Inep.

Enem 2012 – Resultado final individual é divulgado hoje

O resultado individual final da edição de 2012 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi divulgado nesta sexta-feira, dia 28. As provas foram realizadas nos dias 3 e 4 de novembro e 4,1 milhões de candidatos realizaram o exame.

Através do site do MEC (Ministério da Educação) os estudantes podem conferir o resultado final individual. Também estão disponíveis os cadernos das provas e também o gabarito oficial para quem quiser tirar dúvidas. Para acessar os resultados individuais, os candidatos terão que acessar a parte restrita por meio dos dados de inscrições e CPF, por meio do site do Enem.

A assessoria de comunicação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) informou que os candidatos que por ventura tenham esquecido de marcar a cor do caderno o cartão resposta também terão chances de ter as provas corrigidas.

Na capa do caderno estavam disponíveis dados sobre a cor da prova e uma frase destacada. Assim o candidato devia marcar a cor no cartão resposta e transcrever para o cartão a frase que estava na capa de seu caderno. Caso ele tenha transcrito apenas a cor, ou a frase é possível saber qual era a cor de sua prova e assim a correção poderá ser realizada.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias