Publicado em: terça-feira, 23/08/2011

Resolução da ANS deseja incentivar adesão aos programas de prevenção

Foi publicada nesta segunda-feira (22) uma nova resolução da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que deseja estimular a adesão aos programas que incentivam a prevenção de doenças e o envelhecimento saudável. Dessa forma, as operadoras de plano de saúde são incentivadas a oferecerem prêmios ou descontos nas mensalidades. Para garantir que o programa seja aplicado corretamente, a Agencia garante que não será feita descriminação pela idade do beneficiado ou por doenças anteriores.

A ANS informou que a resolução começa de forma facultativas, segundo a gerente geral de Resolução Assistência, Martha Oliveira. “É uma tentativa de mudança de paradigma. Antes a gente privilegiava o tratamento e a remuneração da doença. E agora tenta mudar isso, mostrando a importância do cuidado com a saúde e com o incentivo financeiro a quem cuida da sua saúde”, explica a gerente. Entretanto, a Associação Brasileira de Medicina de Grupo, as operadoras dos planos precisam fazer a adesão ao programa.

Os programas podem ser integrados ou criados a partir das necessidades de cada operadora. As opções são os planos amplos ou ainda específicos para cara grupo de pacientes, como crianças, idosos e grávidas. A ANS destaca que os programas não estão autorizados a cobrarem resultados dos participantes, como perda de peço ou redução do colesterol.

A resolução foi criada a partir de uma consulta pública. As operadoras que já possuem algum programa afiram que o desafio está em realizar a adesão dos beneficiados. A ANS espera que com os novos programas a população se sinta incentivada a participar.