Publicado em: quarta-feira, 11/04/2012

Resgate de mineiros peruanos é realizado mesmo com risco de desabamentos

Os socorristas conseguiram finalmente resgatar com vida os nove homens que estavam presos a 250 metros de profundidade em um túnel de mina de cobre, há sete dias. A mina está localizada no sudeste do Peru e o resgate demorou a acontecer devido os constantes desabamentos.

Todos os nove mineiros saíram da mina caminhando, juntamente com os socorristas, por volta das 9 horas pelo horário de Brasília, sendo amparados e com cobertores e óculos escuros, uma forma de proteção do sol que eles foram privados durante todo esse período. Um dos resgatados precisou usar máscara de oxigênio e caminhava com dificuldade.

Os familiares, juntamente com Ollanta Humala, presidente do Peru, estavam no local para receber os homens na entrada do túnel. A mina de cobre é conhecida como Cabeça de Negro. Um grupo de mineiros que participou do resgate hasteou uma bandeira peruana próxima ao túnel.

Resumo do acidente

Quase dez mineiros ficaram presos na mina de cobre depois que a entrada do local desmoronou no último dia 5, quinta feira. A mina está localizada no distrito de Yauca del Rosario na região de Ica, no sul do país. O presidente Humala foi para o local, que fica a cerca de 38 km de Ica, capital da província, e acompanhou o momento do resgate.