Publicado em: quarta-feira, 08/08/2012

Requisição da segunda via do título de eleitor fora do domicílio só pode ser feita até hoje

Requisição da segunda via do título de eleitor fora do domicílio só pode ser feita até hojeOs eleitores brasileiros poderão fazer somente até esta quarta-feira, 8 de agosto, a requisição da segunda via do seu título de eleitor fora do seu domicílio eleitoral. Quando fizer a solicitação, o eleitor deverá fornecer o endereço do local onde deseja receber o novo documento.

Este ano é eleitoral, ocasião na qual serão escolhidos prefeitos e vereadores nos mais de 5,5 mil municípios espalhados por todo o país. A eleição será realizada no dia 7 de outubro, primeiro turno, e 28 de outubro, quando será realizado o segundo turno nas cidades onde essa opção for necessária.

O eleitor que deseja fazer a segunda via do seu título, mas não está na cidade onde geralmente vota, precisa ir até um cartório eleitoral do município onde está e apresentar ou sua carteira de identidade ou qualquer outro documento que tenha sido emitido por órgãos profissionais.

Caso não tenha nenhum desses documentos, o eleitor pode ainda optar por apresentar a sua certidão de nascimento ou de casamento. A segunda via do título de eleitor é feita de forma gratuita e dica pronta na hora. Vale lembrar, no entanto, que o a segunda via do título de eleitor não exclui a obrigatoriedade do cidadão votar em seu domicílio de origem.

De acordo com os dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, em todo o país existem 15.351 candidatos às prefeituras e, 15.491 candidatos à vice-prefeito e outros 442.179 pessoas que estão se candidatando ao cargo de vereador. Além disso, segundo o TSE, o segundo turno poderá ser necessário em 81 municípios brasileiros que têm mais de 200 mil eleitores.