Publicado em: sexta-feira, 13/12/2013

Remédios consumidos para curar úlceras no estômago podem ocasionar carência de vitamina B12

Remédios consumidos para curar úlceras no estômago podem ocasionar carência de vitamina B12Um levantamento americano com 200 mil indivíduos divulgado na “Journal of the American Medical Association” desvendou a analogia entre pessoas que recebem medicamentos de coibidores da bomba de prótons (PPIs) ou anti-histamínicos H2RA para gastrites e ulcerações e a carência de vitamina B12. Esses indivíduos seriam mais suscetíveis a adversidades, que quando não ajustado pode ocasionar paranoia e outros estragos nevrológicos.

Os agentes da pesquisa dizem que as temeridades surgem quando o remédio é moderado há mais de dois anos, tendo maior resultados nas mulheres e em jovens. PPIs e H2RAs são habitualmente indicados para doentes com presságios de úlcera, azia e indigestão. Os medicamentos são adquiridos facilmente nas farmácias, sem necessitar de controle através da obtenção da receita.

O ácido do estômago é indispensável para concentrar vitamina B12 das nutrições como carnes, peixes e laticínios. E os danos ocasionados pela ausência da vitamina B12 podem ser aperfeiçoados com complementos e injeções. O que ocorre em grande parte é que os indícios, como sonolência, são ignorados. Para quem supor, o aviso é regular os graus de vitamina B12 em uma fácil análise de sangue.