Publicado em: sábado, 29/10/2011

Remédio para tratamento da hepatite C é aprovado pela Anvisa

Foi aprovado nesta sexta-feira (28) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um remédio para ser utilizado no tratamento da hepatite C do tipo 1. O Telaprevir pode ser combinado com demais drogas e permite que o paciente tenha 79% de chance de ser curado. A agência aprovou no começo deste ano o medicamento Boceprevir, outra droga utilizada como forma de inibir o vírus e de aumentar a chance de cura dos doentes.

A Hepatite C tem sua principal causa de transmissão com a transfusão de sangue e o contato com material cortante ou perfurante, como agulhas, seringas, alicate de unha, e também pode ser passado da durante a gravidez. Outra forma de pegar a doença é através das relações sexuais feitas sem preservativos.

Os principais sintomas da hepatite C são o enjoo, vomito, lebre, tontura, vomito, cansaço, olhos amarelados, fezes claras e urina de cor escura. Esta doença é considerada pelos médicos como silenciosa, já que são sintomas são bastante comuns. Na maioria dos casos, os portadores do vírus só descobrem a doença quando ela já está em estágio avançado.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre 1999 e 2010 foram diagnosticas 307.446 pessoas com algum tipo de hepatite viral no país, sendo que 56,5% são as do tipo B ou C. Quem realizou transfusão de sangue antes de 1993 é recomendado a fazer o teste, já que somente após esta data os procedimentos passaram a realizar o teste para a doença.