Publicado em: segunda-feira, 15/07/2013

Rembrandt van Rijn recebe homenagem em Doodle do Google

Rembrandt van RijnRembrandt van Rijn, o pintor holandês faria hoje, nesta segunda-feira, dia 15 de julho de 2013, 407 anos de idade. Para tanto, mais uma vez a companhia gigante de buscas Google faz uma homenagem com o Doodle do Google. O Doodle é a obra que foi inspirada em autorretrato realizado em 1660.

Rembrandt van Rijn nasceu em 1606, em Leida, na Holanda, é um artista barroco famoso e com obras muito conhecidas, por exemplo, Jacó abençoa os filhos de José, Ronda Noturna e o O retorno do filho pródigo.

Suas telas tem a característica de ter sempre um forte contraste entre os tons claros e escuros o que o tornou muito reconhecido como um mestre das luzes e das sombras.

Rembrandt van Rijn é considerado como um dos maiores pintores da Europa e mundo, atuou no Século de Ouro dos Países Baixos, época em que a influência entre a política, comércio, ciência e também a cultura da Holanda eram destaque na Europa.

As obras do mundialmente famoso pintor Rembrandt são divididas em duas fases diferentes e sempre com a recorrência de três temas, sacro, retratos em grupo e autorretratos. Sua primeira fase apresentam contrastes fortes e intensas expressões dando dramaticidade as cenas das pinturas, com temas bíblicos e mitológicos.

Sua segunda fase ficou mais suave, seus personagens introspectivos e muito pensativos. Rembrandt abrandou sua intensidade e usou mais a monocromia e abusou em tons de dourado. A luz trazia planos espirituais as suas obras, alusão à luz da alma dos humanos.

Com influencia de Caravaggio, pintor italiano, Rembrandt fez arte barroca.

A estimativa é que Rembrandt tenha 300 pinturas mais 300 gravuras em sua carreira de 40 anos, mais 100 autorretratos.

Rembrandt morreu com 63 anos, no mês de outubro de 1669, na casa que viveu, em Amsterdã, solitário e em miséria financeira. Hoje esta casa é o Museu Rembrandt, inaugurado em 1906 com muitos de seus quadros e outros de seus objetos.