Publicado em: segunda-feira, 15/07/2013

Rembrandt van Rijn recebe homenagem do Google

Rembrandt van RijnRembrandt Harmenszoon van Rijn, pintor nascido na Holanda no dia 16 de julho de 1606, há quase 407 anos atrás recebeu um Doodle de homenagem nesta segunda-feira (15). Rembrandt van Rijn era um artista barroco e que tinha muitas obras que ficaram conhecidas pelo grande público, como a Ronda Noturna, além de o retorno do filho pródigo e também Jacó abençoa os filhos de José. O pintor é lembrado pelo seu contraste entre claro e escuro, e é denominado como como mestre de luzes e das sombras.

Rembrandt van Rijn nasceu na cidade de Leida, na Holanda, e é visto como um dos grandes pintores na arte da Europa e do Mundo. Ele foi parte do denominado século de Ouro dos Países Baixos, em que a influência política, além da ciência, do comércio e da cultura dos países foram destaques em todo o mundo.

A pintura do artista Rembrandt van Rijn é dividida em fases diferentes e conta com três temas de maneira recorrente, como o sacro, retratos de grupos e autorretratos. Durante a primeira fase, o pintor criava fortes contrastes contendo expressões bem intensas, que ajudavam com a dramaticidade para as cenas que queria retratar, com quadros contendo temas bíblicos ou de mitologia.

Na segunda fase que começou próximo a 1640, quando as pinturas ficaram mais suaves, tendo personagens de maneira mais introspectiva e que aparentavam ser pensativos. Rembrandt van Rijn deixa movimentos repentinos e de maneira forte, e utiliza mais intensamente a monocromia dos tons dourados. As luzes nos quadros passam a ser parte de um plano espiritual para esta pintura, como por exemplo, é trazida a luz que a alma humana tem.

A arte barroca contou com influência do pintor italiano Caravaggio e é estimado que possa ter produzido aproximadamente 300 pinturas e 300 gravuras na carreira. Em 40 anos, ele chegou a pintar uma quantidade maior do que 100 autorretratos. Rembrandt esteve pintando ainda paisagens e diversos retratos, fora as pinturas de estilo narrativo. Este Doodle apresentando segunda-feira (15) no site do Google é feito com base no autorretrato que ele pinto uno ano de 1660.