Publicado em: segunda-feira, 15/07/2013

Rembrandt van Rijn é homenageado com Doodle

Rembrandt van RijnRembrandt van Rijn, o pintor e gravurista holandês, é o homenageado de hoje na página inicial do maior motor de buscas da internet, o Google. A celebração acontece pelos 407 anos que Rembrandt van Rijn completaria no dia 15 de julho de 2013 e por isso recebeu a homenagem no logo da empresa que estampa a página inicial das buscas. O doodle, marca que forma o nome Google, ganhou uma imagem diferente, o de um auto retrato de Rembrandt. O doodle apresenta um padrão mais escuro do que o normalmente usado em outros doodles, mas faz referência às cores mais sombrias que Rembrandt costumava usar em seus quadros.

Foi adaptado para o logotipo da página inicial do Google um auto retrato do pintor holandês Rembrandt van Rijn de 1959, quando estava então com 53 anos. Ele apresenta um olhar bastante tenso para quem seria o observador da obra, na ocasião da pintura, era ele mesmo. Somente ao fundo é que está visível o nome Google, executado com traços mais finos, como se fossem um entalhe em baixo relevo na obra. Este detalhe também se trata de uma forma de homenagem, já que Rembrandt também deixou belas artes como gravurista.

Atualmente, Rembrandt van Rijn é reconhecido como o pintor holandês mais importante da história, sendo um dos principais de todos os tempos na história da arte de toda a Europa. Rembrandt é nascido na cidade de Leida, no ano de 1606. Durante sua juventude, ele ficou famoso na região e fez muito sucesso trabalhando apenas como retratista. Depois mais tarde, na vida adulta, viveu uma conturbada vida, já que o pintor apresentava dificuldades para administrar corretamente seu dinheiro e constantemente gastava mais do que possuía, contraindo dívidas que o deixaram em uma situação bastante complicada.

Hoje estão expostas em diferentes museus do mundo todo uma longa lista de obras famosas deixadas pelo pintor Rembrandt van Rijn, incluindo desde cenas bíblicas, como gravuras bastante detalhadas e também retratos expressivos. O quadro mais conhecido do holandês é o “A Lição de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp”, pintado a óleo em 1632, com a imagem de um professor mostrando a seus alunos de medicina um braço de cadáver.