sábado, abril 20, 2024
HomeBrasilRelógios recebem um segundo a mais neste sábado

Relógios recebem um segundo a mais neste sábado

À meia-noite deste sábado (30), todos os relógios do planeta irão ganhar um segundo a mais. Em consequência disso, o mês de julho só irá ter início depois das 23 horas, 59 minutos e 60 segundos. Este segundo a mais foi determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no começo do ano. Ele irá servir para que os relógios se ajustem ao período de rotação do planeta.

O acréscimo de segundo acontece pela 25ª vez, sendo que a última vez que isso foi feito foi no dia 31 de maio de 2008. A medida é feita porque o giro da Terra ao redor de si mesma demora um dia, no entanto, nem sempre isso dura 24 horas. Isso significa que o planeta pode rodar mais rápido ou mais lento, e isso depende de alguns fatores.

Fatores que influenciam

Entre os fatores que influenciam, está a força gravitacional exercida pelo Sol e pela Lua sobre o nosso plneta. Com isso, os relógios atômicos (os mais precisos, responsáveis por dar à hora exata de Greenwich) devem ser atualizados conforme os anos passam. Esta atualização serve para que se evite uma diferença depois de centenas de anos. Assim, os relógios são ajustados para que, um dia, não marquem 12h sendo que ainda seria 10h da manhã.

A medida da ONU foi anunciada em Genebra, na Suíça, pelos pesquisadores do Serviço Internacional de Sistemas de Referência sobre a Rotação da Terra. Este serviço certifica-se de que os relógios das pessoas estão de acordo com a Terra. O planeta não ganhou somente um segundo a mais neste ano. Isso porque 2012 é bissexto, ou seja, fevereiro possui um dia a mais, 29 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias