Publicado em: quarta-feira, 19/02/2014

Relógio inteligente monitora saúde e pode até prever ataques cardíacos

Relógio inteligente pode até prever ataques cardíacosO surpreendente e tão aguardado iWatch, novo relógio da Apple, deve ter em breve um aplicativo que pode prever um ataque cardíaco no usuário. Inovador, o relógio inteligente terá outras funções para o monitoramento da de seus proprietários.

A previsão do mal súbito será feita através de uma análise da temperatura corporal, permitida por um sensor instalado no corpo do usuário do iWatch. O lançamento do produto deve acontecer no segundo semestre deste ano.

O interesse da Apple em desenvolver produtos que auxiliem na saúde de seus clientes ficou mais claro quando a empresa contratou profissionais conceituados pelo desenvolvimento de aplicativos e acessórios que monitoram o bem estar e a saúde de usuários de smartphones. E este investimento não ficará restrito ao iWatch.

De acordo com sites especializados, a próxima versão do sistema operacional da Apple, o iOS, já deve trazer um aplicativo nativo que vai gerenciar dados sobre a saúde e ginástica de seus usuários. Chamado de “Healthbook”, o app vai conter informações como a queima de calorias e desempenho em atividades físicas, e até mesmo a medição da pressão arterial.

Além disso, o Healthbook deve ser o responsável pelo gerenciamento de informações entre o iPhone e os sensores do iWatch. O funcionamento dele será semelhante ao de outros aplicativos conceituados no mercado, como o Nike+ Training e o Adidas MiCoach.

Busca por um diferencial

O interesse forte da Apple em criar gadgets que auxiliem a cuidar da saúde dos usuários vai além da preocupação com o bem-estar de seus clientes. Os concorrentes diretos no mercado, Samsung Galaxy Gear e Sony Smartwatch 2, possuem sincronização com smartphones, mas ainda não caíram no gosto dos clientes. A Apple quer escapar de um prejuízo com o investimento.

Além dos aplicativos e da conectividade com o iPhone, há o rumor de que o iWatch terá uma película embaixo da tela, com a qual seriam feitas recargas da bateria com energia solar. O certo é que tanto o iWatch quanto o iPhone 6 terão sistema de recarga da bateria sem fio, especialmente no caso do relógio, já que uma das principais reclamações de donos desse tipo de produto é a autonomia da bateria.