quinta-feira, abril 18, 2024
HomeMundoReligião não terá muito impacto nas eleições dos EUA

Religião não terá muito impacto nas eleições dos EUA

Religião não terá muito impacto nas eleições dos EUAAs religiões dos candidatos a presidência dos Estados Unidos não terá grande peso na escolha dos norte-americanos nas eleições que serão realizadas em novembro. Este fato foi indicado em uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26). O presidente e candidato a reeleição, Barack Obama, e seu rival republicano Mitt Romney, não terão muito que se preocupar com esta questão.

A pesquisa foi feita pelo Pew Research Center. Entre os entrevistados, 60% afirmam que sabem que Romney é mórmon, e 81% dos entrevistados afirma que isso não é importante. O relatório da companhia de pesquisa afirma que as crenças religiosas de Romney pouco interferem na votação presidencial. Segundo a pesquisa, os evangélicos apoiam o candidato republicano, independente da fé.

Presidente mórmon

Nunca na história os Estados Unidos elegeram um presidente mórmon. Obama é cristão, no entanto muitos acreditam que o presidente é muçulmano. Dos entrevistados na pesquisa, 17% acreditam que Obama é muçulmano, 49% afirmam que o presidente é cristão e 31% não souberam dizer qual é a religião do mandatário norte-americano.

Em linhas gerais, 45% dos eleitores entrevistados na pesquisa afirmam que estão confortáveis com a crença religiosa do atual presidente do país, 5% afirmam que isso não importa, e 19% não se sentem confortáveis. Para 67% dos eleitores, é fundamental que um presidente possua intensas crenças em uma religião. O levantamento foi feito por telefone com 2.973 norte-americanos entre os dias 28 de junho e 9 de julho.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias