Publicado em: quarta-feira, 30/11/2011

Reino Unido irá expulsar diplomatas do Irã por ataque à embaixada

Todos os diplomatas iranianos serão expulsos do Reino Unido depois da invasão à sua embaixada no Teerã, ontem (29). O anúncio foi feito hoje (30) pelo ministro de Relações Exteriores britânico, William Hague. Ele afirmou ter ordenado o fechamento imediato da Embaixada do Irã em Londres, precisando deixar o país em 48 horas.

A invasão ocorreu por centenas de manifestantes, numa retaliação à decisão do Reino Unido de impor sanções adicionais contra o Teerã por seu programa nuclear. O resultado das sanções foi o Parlamento iraniano aprovar a redução dos laços com o Reino Unido.

“Se qualquer país torna impossível para nós operar em seu território, não pode esperar que tenhamos uma embaixada funcionando lá”, afirmou Hague aos parlamentares britânicos. Ele ainda declarou que houve “algum grau de consentimento do regime” para os ataques contra a embaixada, que está localizada no centro de Teerã.

Hague também confirmou que todos os membros da delegação diplomática britânica foram retirados de Teerã, além de a embaixada ter sido fechada. Segundo o chanceler, as relações entre os dois estão agora mais complicadas. Mas conclui que o Reino Unido ainda não cortou inteiramente relações com o Irã.