Publicado em: sábado, 02/06/2012

Reino Unido começa comemorações para rainha Elizabeth II

Neste sábado (2), o Reino Unido dará início as comemorações do jubileu de diamante da rainha Elizabeth II. A monarca é a segunda a ter tanto tempo de reinado da história de seu país, ficando atrás apenas de rainha Vitória, que esteve no poder por 63 anos. O motivo da comemoração são os 60 anos de reinado da rainha, e serão festejados até terça-feira.

Elizabeth II assumiu o trono quando seu pai, rei George 6º, faleceu. Por isso, as comemorações oficiais aconteceram no dia 6 de fevereiro, data em que fez sua ascensão. No entanto, as comemorações foram adiadas por alguns motivos. Primeiramente porque a rainha não faz comemorações no aniversário de morte de seu pai, e segundo porque as condições climáticas da região não são favoráveis no período.

Comemorações

A festividade começará com a corrida de cavalos, esporte favorito de Elizabeth II, e o Epsom Derby terá a participação da rainha nas tribunas. Neste domingo, o Rio Tâmisa terá um cortejo de embarcações, em que aproximadamente mil barcos irão passar pela cidade. Diversos pontos da cidade estão decorados para o jubileu, como a estação de trem Victoria e a Rua Oxford.

Aqueles que desejam levar uma lembrancinha para casa também não terão que procurar muito. As lojas de souvenires oferecem os mais variados itens com a fotografia da rainha e com a data da comemoração. Fenômeno semelhante a este aconteceu no casamento do príncipe William com Kate Middleton, no ano passado.