Publicado em: sexta-feira, 01/07/2011

Redes sociais Orkut, Twitter e Facebook influenciam compra, segundo estudo

As redes sociais vem se transformando em um espaço muito maior que a interação e socialização entre usuários. Na hora de fazer uma compra, os usuários vem pesquisando comentários sobre determinados produtos. Uma pesquisa realizada pela Oh!Panel em países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru), concluiu que os usuários de rede sociais confiam na opinião postada em forma de comentário. A pesquisa entrevistou 1.258 pessoas, aonde 71,4% afirma ter buscado comentários e opiniões sobre os produtos e serviços que pretendem adquirir.

As opiniões dos amigos e conhecidos são confiáveis para 79% do grupo, que garantem ter adquirido o produtos com a influencia das redes sociais. O opinião dos colegas é mais influente do que o parecer de especialistas para 72,8% dos entrevistados.

A pesquisa foi encomendada pelo site de vendas Mercado Livre, e aponta que 58,9% dos participantes realizam suas compras após a busca de informações sobre o produto em sites de relacionamento, como Facebook, Orkut e o Twitter. Entre os brasileiros entrevistados, 61,4% utilizam a pesquisa na rede antes de adquirir um produto.

Uma das influencias da rede é percebida na criação de página de marcas no Facebook. Dos entrevistados, 4 a cada 10 garante seguir alguma marca na rede. Em 78,6% dos casos usuários utilizam o recurso para conhecer novos produtos e serviços e 74,7% se torna fã para encontrar e participar de ofertas. Os mais fanáticos por marcas são os brasileiros. A cada dez entrevistados, 8 afirmam seguir marcas de seu interesse para ficarem atualizados sobre novidades.