Publicado em: terça-feira, 06/11/2012

Redes sociais dominam denúncias por crimes virtuais

Redes sociais dominam denúncias por crimes virtuaisAs redes sociais são populares em todo o país, porém são os locais com maior quantidade de denúncias, conforme informações da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. Desde o ano de 2006, a rede social Orkut é o principal local que reúne as páginas denunciadas, com 337 mil endereços, o que equivale a 72% do total deste período.

Caso mantivesse a força conseguida nos primeiros anos, os valores da rede poderiam ser superiores. Até o ano de 2008, o Orkut tinha 89% das páginas com denúncias. Já neste ano, ele abriga 39% do total, mas ainda é local com maior quantidade de hospedeiros em 2012.

Outros dois indicadores da queda são a quantidade total de denúncias registradas que caíram após o Orkut reduzir a quantidade de usuários, e também na quantidade de países que hospedam, em que os Estados Unidos lideram, pois a grande quantidade de servidores estão por lá.

A redução do Orkut tem coincidência com o aumento de usuários no Facebook, que é a rede com a maior quantidade de usuários brasileiros desde setembro de 2011, e mostra que muitas pessoas “migraram” para a rede produzida por Mark Zuckerberg.

Essa mudança apareceu no ranking de denúncias, que mostra o Facebook que estev fora da lista das dez com mais denúncias até 2010 e atingir o terceiro lugar com 5% das páginas denunciadas no ano passado, e em 12% corresponde a 18%, o que equivalem a 6.257 endereços. Já o Twitter e YouTube, ambos com 1% estão em terceiro e quarto lugar.