Publicado em: quinta-feira, 28/06/2012

Redes de supermercados voltam a distribuir sacolas plásticas hoje

As grandes redes de varejo presentes no estado de São Paulo, como o Sonda, o Pão de Açúcar e o Carrefour, voltaram a distribuir em suas lojas as sacolinhas plásticas a partir de hoje, quinta-feira, 28 de junho.

Na última segunda-feira (25), a juíza Cynthia Torres Cristófaro, da Primeira Vara Central de São Paulo, deu um prazo de 48 horas para que os supermercados voltassem a distribuir as sacolinhas plásticas em suas lojas em todo o estado de São Paulo. Uma decisão da juíza já obrigava as empresas a oferecer aos seus clientes alternativas às sacolinhas plásticas.

A justiça entendeu que os consumidores estavam sendo prejudicados por não ter mais acesso gratuito às sacolas plásticas e por conta disso ter que arcar, sozinho, com o custo de uma alternativa para carregar as suas compras feitas nos mercados.

Por conta disso, a juíza deferiu o pedido de ação civil pública que tinha sido proporta pela Associados Civil SOS Consumidor contra a Associação Paulista de Supermercados, órgão também conhecido como Apas, e contra quatro grupos varejistas que atuam no estado: Sonda, Walmart, Carrefour e Pão de Açúcar.

Em nota divulgada pela sua assessoria de imprensa, o Grupo Pão de Açúcar anunciou que irá voltar a distribuir as sacolinhas plásticas, mas de uma maneira mais controlada, para que não haja o desperdício do material. Além disso, a empresa prometeu que irá incentivar a reciclagem das embalagens.

Já o Sonda disse em seu comunicado que trabalha a favor da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. O Carrefour disse que vai voltar a distribuir as sacolas em suas lojas, mas não deu detalhes de como essa distribuição irá acontecer. Ainda assim, a empresa também disse ter compromisso com a promoção do consumo consciente e do desenvolvimento sustentável.