Publicado em: sábado, 03/03/2012

Rede social pede que usuário dê “check-in” após usar preservativo

A preocupação com as doenças sexualmente transmissíveis é recorrente por todo o mundo. Diversas campanhas pelo uso do preservativo são feitas em vários países, a fim de alertarem a população sobre os riscos de se manter relações sexuais sem a proteção adequada. Pensando nisso, uma organização norte-americana desenvolveu uma maneira diferente e inusitada para estimular o uso do preservativo. Para isso, criou um tipo de rede social, que pede que o usuário dê um “check-in” toda vez que usar a camisinha.

O site WhereDidYouWearlt.com funciona de forma semelhante ao já conhecido Foursquare, portal que permite que o usuário diga aos demais a sua localidade. Para fazer o check-in na rede social é muito simples. O usuário precisa responder algumas informações específicas como qual é a sua idade, com quem fez sexo e onde usou o preservativo. Depois de revelar estas informações e enviar os dados, o portal irá fornecer um local próximo ao indicado pela pessoa, para que não seja revelado seu lugar exato.

Check-ins no Brasil

As informações enviadas pelos usuários do site são organizadas em um mapa. Desta forma, é possível fazer uma busca por filtros, como: idade próxima, gênero, localização e até mesmo orientação sexual. Engana-se quem pensa que o site marca apenas localidades dos Estados Unidos. No mapa desenvolvido já é possível ver vários check-ins realizados no Brasil.

A rede social desenvolvida pela Planned Parenthood of the Great Northwest afirma que a organização apenas pretende mostrar o próprio ponto de vista sobre o assunto para o restante do mundo. O site afirma que o sexo acontece e que o projeto não é uma iniciativa para que os internautas se encorajam a ter ou não relações sexuais. O site diz que o que está sendo encorajado no projeto é que as pessoas, que optem por terem relações sexuais, façam estas de maneira segura.