Publicado em: sexta-feira, 23/08/2013

Rede de supermercados Dia fecha 12 lojas após polícia encontrar produtos estragados

Rede de supermercados Dia fecha 12 lojas após polícia encontrar produtos estragadosA partir de hoje, sexta-feira, 23 de agosto, doze supermercados que fazem parte da rede Dia ficarão fechados temporariamente. As lojas fechadas ficam em cidades da grande São Paulo e também da capital paulista. A decisão de fechamento temporário das lojas foi tomado depois que a Polícia Ambiental achou produtos estragados e venenos para ratos em uma panificadora que fabricava e fornecia itens para serem vendidos nesses mercados.

Por meio de uma nota divulgada para a imprensa, a rede de supermercados Dia, disse que o franqueado dono da rede, também dono da panificadora que foi autuada pela polícia, concordou que as lojas serão reabertas somente depois que os problemas forem resolvidos e que atenderem aos padrões de qualidade esperados.

A assessoria de imprensa da rede de supermercados não soube informar os endereços das doze lojas que deixam de funcionar por conta dos problemas de higiene e qualidade encontrados.

Flagrante

Ontem, quinta-feira, 22 de agosto, a polícia foi até a panificadora, que não teve seu nome divulgado, mas que fica no bairro de Baeta Neves, em São Bernardo do Campo, município da grande São Paulo. Lá, além de alimentos já vencidos, também foram encontrados itens estragados. Tudo o que tinha na panificadora foi jogado fora porque, se não estava vencido, estava armazenado de forma não adequada.

Na panificadora, a polícia encontrou veneno para matar ratos, além de baratas e outros insetos mortos, tudo no local que era utilizado para guardar os alimentos. Além disso, a polícia também encontrou pacotes de carne que estavam apodrecendo. Uma pessoa foi presa em flagrante e levada para uma delegacia da cidade. A pessoa, que é uma encarregada de 41 anos de idade, foi indiciada pelo crime contra as reações de consumo.

Também ontem, outras duas pessoas, que trabalhavam como gerentes em duas das lojas fechadas em São Bernardo do Campo, foram presas. Um deles foi preso já que o mercado estava com produtos vencidos, além de sujo. Já a segunda prisão ocorreu em outra loja da rede de supermercados, pelo mesmo motivo: produtos vencidos. Neste segundo local, ainda foram encontradas fezes de ratos.

A rede de supermercados Dia tem lojas nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. No total, são tem 601 estabelecimentos, entre lojas próprias e franquias.