quinta-feira, abril 18, 2024
HomeEducaçãoRede de educação divulga temas que podem cair no Enem

Rede de educação divulga temas que podem cair no Enem

Uma conhecida rede ibero americana de educação preparou este mês uma lista indicando dez temas que podem ser cobrados na redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2012. O levantamento foi feito por um cursinho universitário da capital paulista, para auxiliar os candidatos na preparação para a prova.

A parte de avaliação textual é muito importante no somatório final de notas. Os pontos conferidos à redação podem ser a diferença na nota final, entre uma classificação ou eliminação em diversas instituições de ensino superior do Brasil, que usam a nota do exame como critério de seleção.

Os temas propostos pela banca de desenvolvimento da prova têm relação com o universo jovem, com temas que os candidatos sentiriam mais empolgação e conhecimento para produzir. Isso porque o Enem não tem um histórico de exigir uma abordagem profunda sobre os temas, sem a necessidade de grandes reflexões.

Dicas

De acordo com o diretor da rede, Ricardo Fasti, para garantir que o resultado na redação seja satisfatório, a dica é que os candidatos fiquem atentos às questões da atualidade, que vem sendo discutidas em âmbito nacional e internacional. “Ter noção sobre o tema é importante para que o candidato saiba se posicionar e ajuda na argumentação. Por isso pensamos em preparar um material que, não garante que esteja entre os temas, mas já é um bom guia de leitura no que se refere aos principais temas a serem pesquisados pelos alunos”.

Os temas identificados como possíveis cobranças são os seguintes: 1- As Questões Ambientais 2- Bullying 3- Violência nas Escolas 4- A Violência no Trânsito 5- Participação Política 6- Álcool X Trânsito 7- Desarmamento 8- Desigualdade Social 9- Esporte como fator de inclusão social 10- Comportamento jovem nas mídias sociais

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias