Publicado em: sexta-feira, 23/01/2015

Record quer parceria com Globo, SBT e Band

Por mais estranha que a informação possa parecer, já foi confirmado que a Rede Record está pretendendo buscar parcerias com as emissoras rivais, como Band, SBT e até mesmo a Rede Globo. A proposta é garantir a transmissão de eventos em parceira, além de negociar produtos e também produzir programas de forma conjunta. A informação foi confirmada pelo superintendente artístico da Record, Paulo Franco, que acabou de participar de uma feira internacional de televisão que aconteceu na última semana em Miami.

Franco declarou que quer agora ir atrás de parcerias, sempre que for possível. Ele não descarta a possibilidade de realizar parcerias mesmo com as emissoras concorrentes, Band, SBT ou mesmo a Globo, considerando também os portais de internet. Franco ainda declarou que as parcerias são questões naturais, uma estratégia para conseguir reduzir gastos em todas as emissoras. De acordo com ele, qualquer estratégia que for racional e resultar em economia, será de interesse da emissora.Record quer parceria com Globo, SBT e Band

Esta declaração feita pelo superintendente indica que a política da Record está sofrendo uma guinada radical, considerando mudanças que foram realizadas nos últimos anos. Normalmente, a emissora despendia mais empenho no confronto corporativo ao invés de investir na cooperação. De acordo com Franco, a ideia de parceria deve ser considerar especialmente no que se refere a cobertura de eventos esportivos e até mesmo na compra de conteúdo externo.

Um indicativo disso já ocorreu, quando a Record em Moçambique comprou do SBT os direitos de exibição de Carrossel. Até mesmo a Globo está mostrando abertura em discutir a possibilidade com as emissoras inimigas. No final de 2014, a Globo ofereceu um direito de coexibição à Record para a Copa do Brasil, mas foi Edir Macedo quem não se interessou pela sugestão. Entretanto, existe a possibilidade de realizar algum tipo de acordo para as Olimpíadas de 2016.