Publicado em: sexta-feira, 15/06/2012

Recife: trens do metrô se chocam e deixam feridos

Um acidente ocorrido entre duas composições do metrô de Recife, em Pernambuco, deixou diversas pessoas feridas. O acidente aconteceu quando dois três se chocaram por volta das 8 horas da manhã desta sexta-feira, 15 de junho, na estação Coqueiral, localizada na zona oeste da cidade.

De acordo com as informações fornecidas pela Polícia Ferroviária Federal, cerca de 15 a 20 pessoas ficaram feridas no acidente, mas apenas três precisaram ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Essa é a primeira vez que um acidente desse tipo acontece na cidade desde que o MetroRec começou a operar, há 27 anos.

Segundo uma passageira que estava no último vagão do trem que estava indo de Camaragibe para Recife, os passageiros foram avisados de que o trem estava parado na estação de Coqueiral aguardando a locomoção de outra composição. Foi neste momento que um outro trem se aproximou e colidiu com o que estava parado. Ainda de acordo com ela, os passageiros viram o que estava para acontecer e começaram a dizer “vai bater, vai bater”, até que a colisão aconteceu.

A assessoria de imprensa da Metrorec disse que o maquinista do trem que estava parado na estação de Coqueiral teria parado na plataforma para socorrer um passageiro que estava passando mal. Nesse tempo, o trem que vinha atrás bateu.

Porém, antes a assessoria já tinha dado uma outra versão para o acidente. Havia sido declarado que um trem quebrado estava parado na plataforma da estação de Coqueiral e que um outro trem teria se acoplado para transmitir energia para a composição que estava com problemas. Os passageiros teriam se assustado com o impacto ocorrido na hora do engate. Entretanto, essa versão foi desmentida pela Metrorec pouco tempo depois de divulgada. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) irá investigar as causas do acidente.